O que acontece quando os olhares de duas fotógrafas de nacionalidades diferentes se cruzam e são desafiados a retratar o que não conhecem? Shawna Lemay, de Edmonton, no Canadá, e Liane Neves, de Porto Alegre, trocaram de cidade por uma semana e registraram o cotidiano, a arquitetura e a natureza de cada lugar, através das lentes de suas câmeras.
O resultado é o projeto Olhares Cruzados: Imagens de Duas Culturas, da Câmara de Comércio Brasil-Canadá. A iniciativa virou livro impresso, e-book e uma exposição de encher os olhos. O lançamento será na próxima terça-feira na Casa de Cultura Mario Quintana e no Instituto Caldeira. No Canadá, a mostra será exibida em maio em Edmonton.
Antes do intercâmbio, que teve o apoio dos consulados dos dois países, as profissionais não se conheciam e pouco sabiam sobre as cidades que estavam prestes a conhecer. A conexão se materializou nas imagens. Se você reparar nas fotos, o diálogo visual está presente em cada registro.
— Tudo era novidade para nós, mas havia uma conexão. É incrível como as imagens conversam entre si e culturas diferentes podem se aproximar — diz Liane, que tem mais de 40 anos de profissão e é correspondente há 25 anos da revista Caras no RS.
A mostra fica em cartaz na Casa de Cultura até dia 16 de junho. No Caldeira, segue até 18 de abril.