Da união entre um médico e seus pacientes, nasceu uma ideia que vem contribuindo, desde 2017, para — em municípios dos vales do Sinos e do Caí. A ONG Juntos pela Vida, de Novo Hamburgo, já organizou 15 mutirões com especialistas de diferentes áreas e agilizou atendimento para 2,4 mil pessoas com profissionais como dermatologistas, urologistas, ginecologistas e cardiologistas.
É claro que a demanda é gigante e que ações pontuais não vão resolver todos os desafios do SUS, mas a união de esforços ajuda. Além disso, é um ótimo exemplo de como uma comunidade pode agir e fazer a diferença.
A ideia partiu do cirurgião oncológico Carlos Antonello, professor da Faculdade de Medicina da Unisinos, e de seus pacientes. Inicialmente, o grupo arrecadava alimentos junto à Liga de Combate ao Câncer, muito atuante em Novo Hamburgo.
— Um dia, os pacientes me disseram: doutor, queremos doar dinheiro para ajudar a melhorar o acesso à saúde das pessoas que enfrentam dificuldades. Então, criamos a ONG, que não recebe nenhum centavo do poder público, ao contrário — diz Antonello.
Desde então, a entidade passou a promover bailes, jantares e shows (com o apoio de artistas engajados na causa) para obter doações. Os valores arrecadados são aplicados nos mutirões. As secretarias de Saúde indicam as áreas mais problemáticas, e a ONG reúne especialistas para atender os doentes.
— Só neste ano, zeramos a fila de espera por urologista em Ivoti e São Sebastião do Caí, por exemplo. Fazemos isso de graça e indicamos às secretarias os casos mais graves, que realmente precisam de prioridade — explica Antonello.
Muitas necessidades são resolvidas na hora pelos médicos parceiros.
O próximo evento da ONG será o show “Cante pela Vida”, apresentado por Herta Klein, com a presença de uma série artistas, entre eles a banda Reação em Cadeia, a cantora Luiza Barbosa, do “The Voice”, e a dupla sertaneja Lucas e Felipe. Será dia 8 de maio, no Teatro Feevale, às 19h. ingressos à venda no site blueticket.com.br.