Como incentivar a busca por soluções capazes de tornar nossas cidades mais humanas, acessíveis, verdes, diversas e dinâmicas? A pergunta “de um milhão de dólares” não tem resposta pronta, mas um dos caminhos é apoiar pesquisadores e projetos transformadores. Sempre.
É o que fará o Instituto Ling a partir desta quarta-feira (3).
Reconhecida pelos investimentos em educação, a entidade sem fins lucrativos com sede em Porto Alegre vai anunciar a oferta de bolsas de estudos no valor de US$ 65 mil. A ação é voltada para profissionais brasileiros que queiram fazer mestrado em Planejamento Urbano, em cinco instituições do Exterior: o Massachusetts Institute of Technology (famoso MIT), as universidades de Nova York e da Califórnia (em Los Angeles e em Berkeley) e a London School of Economics and Political Science.
É uma baita notícia e uma oportunidade incrível para quem trabalha com urbanismo e está preocupado com o presente e o futuro.
A ideia partiu de um membro da terceira geração da família Ling: o arquiteto, urbanista e pesquisador Anthony Ling, profundo conhecedor do tema. Anthony é editor-chefe do site Caos Planejado, um fórum de debate sobre o assunto, que precisa, sim, estar cada vez mais no horizonte de todos nós.
Precisamos parar e pensar no que queremos para as nossas cidades.
É sempre bom lembrar: 85% da população brasileira vive em áreas urbanas, mas os problemas das urbes ainda não são prioridade. Perdemos tempo demais e qualidade de vida no trânsito, sofremos com os extremos do clima (calorões e inundações) e vivemos em áreas muitas vezes hostis aos humanos - com cada vez mais concreto e mais carros, isso sem falar de todas as carências nas áreas periféricas.
Há muito por fazer, e a formação de pessoas daqui, conhecedoras da nossa realidade e habilitadas a propor saídas, é fundamental e urgente. Quanto mais gente pensando e propondo alternativas, melhor. Ganhamos todos.
Como concorrer
As inscrições para as bolsas do programa Urban Planning são gratuitas e podem ser feitas desta quarta-feira (3) a 15 de maio no site institutoling.org.br, onde também estão todos os detalhes do concurso.
Pré-requisitos
Para concorrer às bolsas, o candidato deverá:
- Ser brasileiro
- Garantir que o curso para o qual foi aprovado seja mestrado de tempo integral, com data limite para início das aulas o dia 1º de fevereiro do ano imediatamente posterior ao de concessão da bolsa
- Nunca ter participado da etapa de dinâmicas de grupo de processo seletivo do Instituto Ling
- Ter sido aprovado para um dos seguintes mestrados, com foco em planejamento urbano: LSE - MSc Urbanisation and Development ou MSc Regional and Urban Planning Studies; NYU - Master of Urban Planning ou Master of Science in Transportation Systems; MIT - Master in City Planning (MCP) ou Master of Science in Urban Studies and Planning (SM); UCLA - Master of Urban and Regional Planning - MURP e UC Berkeley - Master of City Planning
Outras bolsas
Até 8 de abril, também é possível concorrer no programa de bolsas de estudo para cursos de Administração de Empresas (MBA), Administração Pública e Direito. Saiba mais em institutoling.org.br/bolsas-de-estudo.