Para resolver dificuldades de acessibilidade, a Casa da Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) prepara novidades. O espaço - que funciona junto ao Centro Administrativo do Estado - vai ganhar um elevador e um carrinho elétrico (como os de golfe) para auxiliar pessoas com problemas de locomoção.
O elevador já foi comprado e aguarda instalação. Quanto ao veículo, a compra está autorizada. Ambos os equipamentos contam com recursos da Fundação Pablo Komlós, da Fundação Ospa e da Secretaria de Estado da Cultura, no valor de cerca de R$ 730 mil.
— É uma forma de pensar na comunidade. Queremos ser exemplo — destaca o presidente da Ospa, Gilberto Schwartsmann, lembrando que uma boa parcela do público da entidade é composta por pessoas de mais de 60 anos.
Outra aquisição da instituição, no valor de R$ 8 mil, é um desfibrilador portátil - que pode fazer a diferença em situações de emergência. O presidente da Sociedade Gaúcha de Cardiologia, Luis Beck da Silva, já garantiu apoio para o treinamento dos funcionários sobre a utilização do equipamento.