Representantes do South Summit Brazil e da empresa gaúcha 4all estiveram no Uruguai, no início desta semana, para participar de uma missão de negócios no país, estreitar laços e promover o encontro de inovação. A visita incluiu uma reunião com o presidente Luis Alberto Lacalle Pou, que foi convidado a vir a Porto Alegre durante evento, em março.
A conversa, segundo José Renato Hopf, presidente do South Summit Brazil, ocorreu na residência oficial de verão do governo uruguaio, em Punta del Este. Hopf e os gaúchos Wagner Lopes, diretor operacional do evento, e Ricardo Galho, à frente da 4all, ficaram por cerca de duas horas com Lacalle Pou. Eles foram acompanhados de Cissa Klein, diretora de Inovação da HOC (House of Creativity), e Sebastián Risso, diretor-executivo da agência Uruguay XXI.
— Foi muito bacana. O presidente estava de bermuda, tomando mate, super descontraído. Ele queria saber mais sobre o nosso ecossistema de inovação e ficou muito feliz com o convite. Disse que, se a agenda institucional permitir, virá para cá — conta Hopf.
Caso Lacalle Pou confirme presença, será sua primeira participação no South Summit em Porto Alegre.
O convite foi feito, também, ao diretor de Estratégia para o Hemisfério Ocidental da Casa Branca, Ramón Escobar. Ele e Lacalle Pou defendem a criação de uma rede latino-americana de investidores destinada a acelerar o desenvolvimento e a integração da região. A intenção é contar com a adesão do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Durante a missão de negócios, promovida por Uruguay XXI, HOC (House of Creativity) e Uruguay Innovation Hub, a comitiva gaúcha também participou de reuniões com o vice-ministro de Turismo do Uruguai, Remo Monzeglio, e com Salvador Ferrer, presidente do Banco da República, o maior do país.
Estratégico
A viagem reforçou a estratégia do South Summit Brazil de se consolidar como o ponto de encontro entre startups, investidores e empresas da América Latina. Não é à toa que o evento vem apostando na criação de uma rede de embaixadores na região, como forma de ampliar a cooperação e fortalecer as conexões.
Já integram a rede nomes como Sara Goldberg, da Urucap do Uruguai, Patrício Gligi, da Associação de Empreendedores da Argentina, Clara Ricaurte, da Irrazonables na Colômbia e América do Sul, Renato Cacciuttolo, da Imagine, e Patrícia Guttman, da MundumLAB, os dois últimos do Chile. Somam-se a esse grupo 26 embaixadores no Brasil.
A terceira edição
A próxima edição do South Summit Brazil, terceira desde a estreia, em 2021, será realizada de 20 a 22 de março de 2024, contará com palestras de 10 unicórnios (startups que atingiram uma avaliação de mercado acima de US$ 1 bilhão) e com uma área maior no Cais Mauá, em Porto Alegre.
São esperadas 24 mil pessoas nos três dias de evento, além de mil investidores e 138 fundos de investimento, sendo 30 fundos internacionais.