Uma boa notícia para começar o ano: a Santa Casa de Porto Alegre abriu 2024 com mais uma conquista em transplantes de órgãos. No fim do ano passado, a instituição bateu a marca de 6 mil procedimentos envolvendo rins, que começaram a ser realizados há 46 anos no local.
A entidade também fechou 2023 com um recorde anual: entre janeiro e dezembro, 295 pacientes que aguardavam na lista de espera por um rim tiveram a chance de recomeçar. Trata-se do maior número de cirurgias do tipo realizadas na instituição em um único ano. É uma ótima notícia depois da queda na pandemia.
— Para nós, esses números são motivo de enorme orgulho, porque significam que milhares de famílias foram beneficiadas por um gesto de solidariedade — destaca o nefrologista Valter Duro Garcia, idealizador e coordenador do Serviço de Transplantes Renais da Santa Casa.
Conversei com o dr. Garcia sobre as razões por trás da conquista. O resultado, segundo ele, é fruto de uma constelação de fatores. Um deles, primordial, é a decisão de quem autoriza a doação - um gesto de amor, muitas vezes difícil, em um momento de perda.
Não dá para esquecer, também, da importância do trabalho das equipes, da profissionalização do serviço e do suporte de órgãos como o Grupo de Apoio aos Transplantes (GAT), criado em 2022 no Estado, com a participação de diferentes instituições, como Ministério Público, Tribunal de Justiça e Secretaria Estadual da Saúde. Vale lembrar que, em 2023, o governo gaúcho também lançou uma campanha estadual, chamada "O Amor Vive".
— É um esforço conjunto. Tudo ajudou — destaca o especialista.
Diretor do Centro de Transplantes da Santa Casa, o médico J. J. Camargo reforça a importância dos números, lembrando que o transplante renal se tornou o "carro-chefe" do setor.
Em 2024, a expectativa é ultrapassar a marca de 300 procedimentos envolvendo rins. Que assim seja.
Já avisou em casa?
A propósito: você já disse para a sua família que é doador(a) de órgãos? Faça isso. Sem o “sim” dos parentes, não há transplantes. Sempre é bom lembrar: uma única pessoa é capaz de salvar até oito vidas. Não é pouco.