O título da temporada 2023 da Champions Ligay, o Campeonato Nacional de Futebol LGBTQIA+, será disputado neste final de semana na Orla. No sábado (18) e no domingo (19), cerca de 600 atletas de 20 times de diferentes regiões do país participam dos jogos de "futebol 7" - com sete jogadores em cada equipe e em quadras de grama sintética.
O Rio Grande do Sul tem dois representantes: o Maragatos e o Magia, anfitrião da etapa de Porto Alegre.
— O Esporte é a mais poderosa ferramenta de inclusão social que existe e proporciona uma representatividade importante, permitindo que todos se sintam aceitos e contribuindo para a diversidade no futebol — diz Carlos Renan Evaldt, presidente da Ligay e do Magia.
A Ligay tem etapas regionais e a grande final nacional. A edição do Sul ocorreu na Orla, em março, e foi vencida pelo Taboa Esporte Clube, que é o atual campeão nacional.
O evento do final de semana marca a volta da etapa nacional da Ligay a Porto Alegre, onde já foi disputada em 2018. Desde 2017, o campeonato existe com o objetivo de, além de ter grandes disputas dento de campo, lutar contra o preconceito no esporte. Renan lembra que, no primeiro ano do projeto, eram oito equipes. Atualmente, a liga possui 82 times e cerca de 5 mil atletas filiados nas modalidades futebol 7, vôlei e handebol.
— Hoje, a Ligay é a maior liga esportiva LGBTQIA+ do mundo, e com sede na Capital dos gaúchos — comemora
Ações especiais para o público presente estão previstas pela organização. A Secretaria Municipal de Saúde planeja atividades no local, com campanhas de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis. O ingresso para o evento é 1kg de alimento não perecível e, mesmo em caso de chuva, os jogos estão mantidos.
Produção: Maria Clara Centeno