Nesta terça-feira (26), será lançado um baita projeto na área da educação no Rio Grande do Sul: o Jovem de Futuro. Criado em 2007 pelo Instituto Unibanco, o programa já foi aplicado em 11 Estados, inclusive o Ceará, exemplo de sucesso na área.
Agora, será a vez das escolas públicas gaúchas, a partir de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação. A intenção é contemplar 696 colégios a partir de 2024, em 20 coordenadorias regionais (veja abaixo), com atividades que se estenderão por oito anos.
O foco do programa é ajudar a melhorar o trabalho de gestão educacional, com metodologia própria e ações em cinco eixos, entre eles governança, assessoria técnica, formação e mobilização.
O lançamento - com um seminário a partir das 9h, no Centro de Eventos do BarraShopping Sul, em Porto Alegre - terá a presença de cerca de 800 pessoas, entre alunos e diretores de escolas, além do superintendente-executivo do instituto, Ricardo Henriques, do governador Eduardo Leite e da secretária Raquel Teixeira, que conheceu a experiência em Goiás, onde também foi secretária.
Confira as coordenadorias regionais selecionadas com escolas para o programa:
- 1ª CRE - Porto Alegre
- 2ª CRE - São Leopoldo
- 5ª CRE - Pelotas
- 6ª CRE - Santa Cruz do Sul
- 9ª CRE - Cruz Alta
- 10ª CRE - Uruguaiana
- 11ª CRE - Osório
- 14ª CRE - Santo Ângelo
- 17ª CRE - Santa Rosa
- 19ª CRE - Santana do Livramento
- 20ª CRE - Palmeira das Missões
- 23ª CRE - Vacaria
- 24ª CRE - Cachoeira do Sul
- 25ª CRE - Soledade
- 27ª CRE - Canoas
- 28ª CRE - Gravataí
- 32ª CRE - São Luiz Gonzaga
- 35ª CRE - São Borja
- 36ª CRE - Ijuí
- 39ª CRE - Carazinho