Quem disse que a Expointer se resume a exposições e provas de animais, leilões e maquinário agrícola? Tem muito mais, e uma das atrações de encher os olhos (não deixe de visitar, se passar por lá) é o tradicional Pavilhão da Flor Gaúcha.
Com mais de duas décadas de história no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o espaço organizado pela Associação Rio-Grandense de Floricultura (Aflori) reúne uma profusão de cores e aromas. É impossível não se encantar com as coleções de plantas expostas.
Entre as opções mais procuradas estão as orquídeas, de todos os tipos e tamanhos e para todos os “bolsos”. Outro xodó do público são as tillandsias vendidas em tocos de sansão do campo - uma lembrança bonita e fácil de levar para casa, porque cabe na palma da mão.
As plantas aéreas da família das bromélias (com folhas espetadas avermelhadas e flores azuis) são vendidas a R$ 20 no Solar das Orquídeas, de Campo Bom, que participa da feira há 10 anos.
— Trouxemos cerca de 1,5 mil plantas para a Expointer. Estamos bastante otimistas, inclusive porque a previsão do tempo parece que vai nos ajudar — diz o proprietário do negócio, Francisco Ferreira, que comercializa, em média, 60 mil mudas por ano, inclusive para países da Ásia, como China e Japão.
Junto ao Pavilhão da Flor Gaúcha, há, também, uma bela exposição sobre abelhas sem ferrão, com a venda de produtos e insumos e a orientação de especialistas.