Quem disse que pessoas com deficiência (PCDs) não podem brilhar nos palcos? Ao completar cinco anos de atuação, o Grupo Fábrica de Sonhos - que nasceu com a missão de proporcionar oportunidades de desenvolvimento artístico e inclusão social para jovens PCDs - está lançando mais um espetáculo: a peça Corpo-Mundo, que une teatro e dança, destacando a potência da diversidade dos corpos.
A estreia será nesta quinta-feira (17), às 9h, com entrada franca, na 31ª Semana Cultural de Santo Ângelo. A turma irá se apresentar na Praça Pinheiro Machado, bem em frente à Catedral Angelopolitana.
Como os protagonistas são, em sua maioria, jovens com deficiência intelectual (como síndrome de down, autismo e asperger), as cenas foram criadas a partir de dinâmicas acessíveis. Isso significa que os próprios artistas foram convidados a propor movimentos e a desenvolver células coreográficas.
— A nova produção é resultado de meses de dedicação e de ensaios intensivos por parte dos 15 jovens integrantes do grupo. O enredo partiu da pergunta “O que pode um corpo?” — explica a diretora Paula Carvalho.
A performance tem como fio condutor poemas, canções e coreografias que privilegiam a diversidade e as habilidades dos participantes. O trabalho praticamente não utiliza a palavra. A ideia é dar aos corpos novas leituras e histórias, partilhando a dimensão poética da existência.
O grupo
O Grupo Fábrica de Sonhos - Arte, Inclusão, Diversidade e Pertencimento foi fundado em agosto de 2018 pelo Pertence. Trata-se de um clube de socialização para pessoas com deficiência física, sensorial ou intelectual que estimula os participantes a viverem suas próprias histórias de vida, vencendo as barreiras do dia a dia e ganhando independência. É uma baita iniciativa.
— O sucesso do Grupo Fábrica de Sonhos é um exemplo inspirador de como a arte pode ser uma ferramenta poderosa para promover inclusão, autoestima e transformação pessoal — destaca Victor Freiberg, presidente do Pertence.
O espetáculo Corpo-Mundo
- Direção: Paula Carvalho
- Coreografia: Bianca Bueno
- Elementos cênicos: Jorge Gil
- Assistência pedagógica: Roberta Millarch
- Coordenação de produção: Bruno Busato
- Assistência de produção: Jaqueline Duarte
- Elenco: Andrea Junges, Eduardo Bordignon, Francine de Paulo, Gabriel Nequete, Gisele Cardoso, Guilherme Link, Júlia Borba, Júlia Cop, Marcos Vargas, Maximilian Dick Bodmann, Rafael Ruiz, Rodrigo Greco, Rodrigo Zabaleta, Thiago Montenegro Barbosa, Vanessa Monteiro dos Santos Garcia
- Elenco equipe artística e pedagógica: Bianca Bueno, Jaqueline Duarte e Jorge Gil
- Saiba mais sobre o grupo no site do Pertence