Um dos marcos históricos da colonização alemã no Rio Grande do Sul, que completa 200 anos em 2024, está sendo preservado para se transformar em memorial e ponto de visitação turística. É a Steinhaus, antiga casa de pedra de Igrejinha, no Vale do Paranhana.
Erguida em 1862, a moradia recebeu os primeiros colonos que chegaram à região. A etapa inicial do restauro, fruto de uma parceria entre empresas locais e a prefeitura, deve ser concluída em três meses. O foco, inicialmente, é revitalizar toda a parte superior da edificação.
O movimento de recuperação só está sendo possível graças à mobilização da comunidade. O projeto foi desenvolvido pela empresa Movimento Curadoria e Projetos Culturais, com patrocínio de Irmãos Kunst Incorporadora e Construarte Engenharia e Construções e apoio da gestão municipal, que entrou com telhas e madeiras. Já a empresa Trevo Estruturas Metálicas fará a doação de estruturas necessárias.
Enquanto o trabalho prossegue, já está em elaboração o projeto para a segunda etapa da restauração, que contemplará as partes externa e interna das paredes e aberturas e uma área para exposição. O projeto captará recursos via Lei Rouanet.
É possível saber mais sobre a proposta e o andamento das obras no perfil @steinhaus.igrejinha no Instagram.