Vem aí uma experiência literalmente brilhante e transcendental em Porto Alegre. O mezanino do Farol Santander, no Centro Histórico, vai receber, a partir do próximo dia 19, a exposição "Smart Lights - Luzes Inteligentes".
A ideia é que o público interaja com sete obras surpreendentes, criadas a partir de projeções luminosas por artistas inovadores, que vêm se destacando no circuito cultural brasileiro.
Entre eles, está Anaisa Franco, autora de "Love Synthesizer". A obra produz uma espécie de universo paralelo lúdico onde a troca de experiências e o compartilhamento de emoções são parte do trabalho. Ou seja: ao "entrar" na cena criada pela artista e refletir o jorro de cores (veja acima), o próprio espectador torna-se parte da criação.
Além de Anaisa, participam da iniciativa Gisela Motta e Leandro Lima, Guto Requena, Modular Dreams, Rejane Cantoni e Sabrina Barrios.
Sabrina, por exemplo, decidiu usar a luz como "matéria espacial" para criar uma trama luminescente que lembra o metaverso - sendo que, nesse caso, você pode entrar nele de verdade. Já Gisela e Leandro Lima criaram uma escultura autônoma capaz de fazer uma dança robótica de luz e cor - algo que lembra o movimento das ondas.
Na mostra, também haverá uma homenagem ao pôr do sol do Guaíba, na obra "Periscópio", de Rejane Cantoni, com uma imersão contemplativa do ciclo do sol. Tudo isso dentro de um prédio histórico.
Com curadoria do Instituto URBE, a exposição ficará em cartaz até 24 de setembro.
Para se programar
- Smart Lights - Luzes Inteligentes
- Quando: 19 julho a 24 de setembro
- Onde: Farol Santander Porto Alegre (Rua Sete de Setembro, 1.028 - Centro Histórico)
- Horários: das 10h às 19h de terças a sábados e das 11h às 18h aos domingos e feriados (último acesso para visitação uma hora antes de fechar o espaço)
- Ingressos: R$ 17 (inteira) e R$ 8,50 (meia)
- Mais detalhes em breve, neste link: farolsantander.com.br