Quando Ana Cristina Possapp Cesa, diretora da Escola de Ensino Médio e Técnico da Universidade de Caxias do Sul (Cetec UCS) incentivou a criação do primeiro festival de artes da instituição, em 1995, não imaginava o que estava por vir. Em 28 anos, o evento cresceu, se consolidou e se tornou o principal do gênero no Rio Grande do Sul, organizado por um colégio.
Na próxima semana, entre segunda (10) e sexta-feira (14), mais de 750 estudantes subirão ao palco para apresentar 19 peças de teatro, além de dezenas de esquetes teatrais, musicais e literárias. Serão cinco noites de espetáculos, e os ingressos já estão esgotados.
À época em que foi criada, a iniciativa começou sem pretensões. Aos poucos, foi conquistando espaço e atenção. De apenas uma noite de apresentação, com público de pouco mais de 100 pessoas, o Cetec Festival passou a reunir cerca de quatro mil espectadores no teatro da UCS.
Não por menos, a iniciativa foi parar no calendário oficial dos grandes eventos de artes cênicas do Rio Grande do Sul em 2023, com a chancela da Secretaria da Cultura do Estado (Sedac). Há outros dois festivais estudantis do tipo no cronograma, promovidos por grupos de teatro e organizados por municípios.
O Cetec UCS é a maior instituição de Ensino Médio privado da Serra, com 1.084 alunos, e fica dentro do campus da UCS