Genuinamente gaúcha, a plataforma Brasil de Vinhos - lançada na pandemia por quatro amigos apaixonados pela bebida - bateu a marca de 300 vinícolas cadastradas, de norte a sul do país. O site surgiu com o objetivo de se tornar um hub do setor, isto é, um espaço de conexão e de convergência.
O mais interessante é que a participação institucional é gratuita (basta se inscrever no próprio portal), e o grupo trabalha de forma voluntária. Nenhuma vinícola paga para ter suas informações divulgadas no portal, que também reúne os perfis de 200 lojas do segmento.
É possível saber detalhes de cada negócio a partir do que se busca. Por exemplo: você pode pesquisar vinícolas por tipo de uva e de vinho, por região e até por serviços de enoturismo disponíveis. Há, ainda, um mapa interativo, o que torna a ferramenta útil em viagens. Os resultados aparecem com fotos, endereço, telefone, etc.
Por trás da iniciativa, estão Caroline Dani, biomédica e expert em vinhos (ela é diretora da Associação Brasileira de Sommelieres no Rio Grande do Sul, a ABS-RS), Lucia Porto, jornalista, empresária e também sommelière, Róger Perotto, analista de sistemas, responsável pela tecnologia usada na plataforma, e Luiz Gustavo Lovato, enólogo e estudioso do tema.
— Temos vinícolas cadastradas desde a fronteira com a Argentina até o outro extremo do Brasil, em Pernambuco — destaca Lovato.
Para saber mais, é só acessar brasildevinhos.com.br e seguir @brasildevinhos no Instagram.
Você sabia?
- O vinho brasileiro ganhou até um dia para chamar de seu: é sempre no primeiro domingo de junho. Em 2023, será neste domingo (4).
- Em Porto Alegre, a uma distância de menos de cinco minutos de um dos principais shoppings da cidade, nasceu uma das primeiras vinícolas urbanas do Brasil.
- Só em 2022, o vinho produzido no Brasil ganhou mais de 700 premiações internacionais.