Chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, Sheila Martins é uma das vencedoras do Excellence Awards 2023, promovido pela World Hypertension League (Liga Mundial de Hipertensão).
A especialista lidera um trabalho de redução de riscos da doença junto à Organização Mundial do AVC (WSO, na sigla em inglês), da qual é presidente (a primeira brasileira e latino-americana no cargo). O modelo de trabalho desenvolvido pela médica vem sendo aplicado em Porto Alegre com apoio do Moinhos de Vento e parceria da Secretaria Municipal de Saúde.
— Fico muito feliz e honrada em receber esse prêmio. O trabalho de conscientização para a prevenção desta doença silenciosa continua. É preciso, cada vez mais, orientar as pessoas e incentivar as modificações no estilo de vida e o uso adequado dos medicamentos para prevenir a doença e suas graves consequências, como o acidente vascular cerebral (AVC) — diz a neurologista.
O AVC, segundo Sheila, é a segunda causa de morte no mundo e pode ser prevenido, dependendo das circunstâncias, em até 90% dos casos. Já a hipertensão arterial é o principal fator de risco para o AVC, tanto isquêmico quanto hemorrágico.