O que é ser bem-sucedido? Para alguns de nós, é subir na carreira, ganhar muito dinheiro, conquistar admiração e deixar uma marca. Para outros, é viver em paz consigo mesmo, celebrando as pequenas conquistas cotidianas. Nos últimos dias, uma entrevista concedida por um jogador da NBA, a famosa liga de basquete norte-americana, rodou o mundo ao tratar do tema. O desabafo fez muita gente repensar a vida.
Astro do time Milwaukee Bucks, Giannis Antetokounmpo foi questionado por um jornalista, após a derrota da equipe, se a eliminação poderia ser considerada um fracasso. Era a pergunta certa a fazer, afinal, o grupo estava fora da fase final do campeonato e havia decepcionado seus torcedores. Giannis suspirou fundo e disse:
— Você é promovido todos os anos no seu trabalho? Não, certo? Então, todo o ano de trabalho é um fracasso? Sim ou não? Não. Todo ano você trabalha para algo, algum objetivo. Que pode ser ganhar uma promoção ou cuidar da sua família.
Em seguida, o atleta falou da natureza do esporte - que é feito de vitórias e derrotas - e lembrou da história do ídolo Michael Jordan, que jogou 15 anos na NBA e conquistou seis títulos. Não ganhou sempre, mas nem por isso deixou de ser admirado.
— Os outros nove anos foram um fracasso? É isso? — perguntou Giannis.
Uma derrota não é o fim. Somos cobrados todos os dias por desempenho e esquecemos desse "detalhe", nos deixando levar por pressões de toda ordem - e inclusive adoecendo por conta disso. A vida é feita de altos e baixos. Como no esporte, não se ganha sempre. O segredo é aprender a lidar com isso e seguir no caminho certo. Seja ele qual for.