O diálogo reproduzido a seguir ocorreu em Canela, na Serra, na última quarta-feira (12). A convite da Rede Laghetto Hotéis, Larri Passos, que foi mentor e técnico do ex-tenista Gustavo Kuerten, deu uma aula de tênis - e de empatia - para adolescentes carentes no Canela Tênis Clube.
— Vamos para a quadra, galera? — questionou Larri, depois de conversar com os alunos do Centro Social Padre Franco.
Em meio ao burburinho, um menino levantou a mão:
— Tio, posso jogar descalço?
Larri ouviu a pergunta com surpresa e quis saber por que o garoto queria participar das atividades assim.
— Porque eu não tenho tênis — respondeu o jovem, cabisbaixo.
Na hora, Larri se abaixou, tirou seus próprios calçados e suas meias e disse:
— Não tem problema. O tio vai jogar descalço contigo!
O menino sorriu e, quem viu a cena, se emocionou.
— Larri é um cara humano demais — resume Luciana Della Casa, diretora de Relações Institucionais da Federação Gaúcha de Tênis (FGT), que estava lá e não conteve as lágrimas.
Ao final das atividades, é claro, o menino ganhou um par de tênis de presente. Coordenadora pedagógica do Centro Social Padre Franco, Tatiana de Oliveira Pinto conta que todos terminaram o dia comovidos.
— O menino ficou muito feliz. E o mais legal é que os colegas, que sabem da situação difícil da família dele, ficaram mais felizes ainda — relata Tatiana.
De 22 a 27 de maio, Larri estará na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, a convite da FGT, para o evento "Por um Tênis Grande no Rio Grande". A programação incluirá novas oficinas voltadas a projetos sociais.