Concebido em 1925 pelo arquiteto alemão Joseph Franz Seraph Lutzenberger, pai do ambientalista gaúcho José Lutzenberger, o prédio da Fundação Pão dos Pobres, em Porto Alegre, entrará em nova fase de restauro.
O projeto de recuperação das fachadas internas - assinado por Lucas Volpatto - acaba de ser aprovado pelo Pró-Cultura RS. É uma baita notícia para a preservação de um patrimônio histórico do Estado.
Com isso, a entidade está autorizada, a partir de agora, a captar R$ 1,14 milhão junto a empresas (que, em troca, recebem benefícios fiscais).
Além de permitir a revitalização das fachadas internas, que apresentam uma série de problemas, o recurso ajudará na realização de uma exposição sobre a história da fundação e da construção do prédio, que vem passando por obras de revitalização desde 2017 na a fachada principal.
O edifício foi tombado em 2004 pelo município, por suas características arquitetônicas únicas e por sua importância histórica. Ele foi construído a pedido da Arquidiocese de Porto Alegre para o acolhimento de famílias carentes. Hoje, a instituição filantrópica atende 1,4 mil crianças e adolescentes.
Como ajudar
Com gestão cultural da Cult Assessoria e Projetos Culturais e projeto arquitetônico do arquiteto Lucas Volpatto, da Studio1 Arquitetura, a iniciativa segue para a etapa de captação de patrocínios. Para maiores informações sobre como apoiar a preservação desse patrimônio histórico, basta entrar em contato com Volpatto pelo telefone (51) 99266-1025.