Já é tradição. Desde 2014, profissionais do meio jurídico no Rio Grande do Sul se juntam para bater bola. Neste ano, a Copa LEI - acrônimo de Liga Esportiva Integração (e trocadilho bem-humorado, considerando a origem dos jogadores) - começa no próximo dia 15 e vai até novembro. E ai de quem "sair da linha".
Com 10 equipes, o campeonato de Futebol Sete tem uma peculiaridade: os times contam com juízes, procuradores, defensores públicos, delegados, advogados e auditores de controle externo, entre outros profissionais da área, em diferentes esferas e instituições. Muitos deles trabalham juntos e encontram no esporte uma forma de confraternizar.
Os jogos são disputados na sede campestre da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), na Capital, e a arbitragem fica a cargo da Associação Gaúcha de Árbitros de Futebol Sete. A sede administrativa da Copa Lei fica na Associação dos Delegados de Polícia do Estado (Asdep).
Alguns times têm treinadores profissionais, e o pessoal leva a sério a disputa. Até agora, a hegemonia na competição é do grupo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), cinco vezes campeão. Os times da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e da Asdep venceram uma vez cada um.