A arte segue pulsando no 4º Distrito, região que vem se consolidando como a mais inovadora de Porto Alegre. Ao longo do mês de maio, a antiga fábrica de vidros do bairro - que foi adquirida pela ABF Developments para a criação de um novo complexo residencial e comercial - vai receber a galeria itinerante PaxPopUp 4D.
A iniciativa vai ocupar cerca de 500 metros quadrados do prédio histórico. Foi ali, do lado de fora, que o artista Eduardo Kobra pintou, em janeiro deste ano, um mural gigante com a imagem do folclorista Paixão Côrtes. Esse mesmo local também dará espaço, em 2024, a um mercado gastronômico inspirado em experiências internacionais, como a coluna antecipou em abril.
Enquanto as obras não começam, Eduardo Fonseca, CEO da ABF, decidiu fomentar ações criativas no local, para valorizar os artistas locais.
Idealizada por Jotape Pax, a PaxPopUp ocorre desde 2018 e já ocupou outros espaços da cidade. Agora, com a curadoria e produção de Kamilla Rosito, a nova exposição contará com a participação de dez artistas, entre eles personalidades da arte urbana gaúcha - como o próprio Jotape e os craques Kate Belli, Bruno Schilling, Celo Pax, Mateus Grimm e Felipe Reis. Eles irão customizar peças em formato de sprays com mais de dois metros de altura (veja acima).
O cronograma de atividades contará ainda com oficinas, workshops e palestras, além de um "walktour" (espécie de caminhada guiada) do grafite, entre outras ações.
O empreendimento
A área junto à antiga sede da Companhia Fábrica de Vidros Sul-Brasileira (na esquina da Rua Almirante Tamandaré com a Avenida Voluntários da Pátria) será parte de um grande empreendimento liderado pela ABF Developments, construtora e incorporadora com 15 anos no mercado. Chamado de 4D Complex House, o projeto terá investimento de R$ 220 milhões e capacidade para circulação de 4 mil pessoas, com salas comerciais, lofts e um boulevard ligando o complexo ao bairro Moinhos de Vento, além de uma megaoperação gastronômica comandada pelo Grupo Press.