Vem aí, uma história de resiliência e reconstrução. Depois de narrar a trajetória vitoriosa do basquete gaúcho no livro "Corinthians do Ary Vidal", o jornalista Guilherme Mazui Roesler retorna à cena literária com uma nova saga. Em "Sete mil dias - A volta de Santa Cruz do Sul à elite do basquete", o escritor dá seguimento à trama.
— O novo livro fala da retomada. Para uma cidade como Santa Cruz, com vocação para o basquete, foi muito doloroso ficar quase duas décadas fora da primeira divisão, com o time adulto fechado — diz Mazui, que já atuou em GZH e hoje é repórter do G1.
Em 1994, a equipe da cidade venceu o campeonato brasileiro de basquete. Foi o auge da consagração. Depois, veio uma fase difícil.
Foram 19 anos - mais de sete mil dias - entre a despedida da antiga Liga Nacional (2002) e a estreia no NBB (2021), atualmente o principal campeonato de clubes do Brasil. A volta foi liderada por pessoas da comunidade, que eram jovens na Era de Ary Vidal e que nunca se conformaram com o fim do time adulto. Hoje, o União Corinthians disputa a sua segunda temporada no NBB.
O livro de Mazui - com edição de Ricardo Düren, que é editor de Zero Hora e viveu tudo isso de perto, em Santa Cruz - conta cada detalhe dessa epopeia. Mesmo para quem não é ligado em esportes, vale cada linha.
Lançamento
- O lançamento do livro, que tem patrocínio da Unisc, da KTO e da LupaGraf, será no dia 22 de fevereiro, às 19h30min, no Flâmula Sports Bar, em Santa Cruz, durante a Semana do Basquete no município - quando a cidade sediará dois jogos oficiais da seleção brasileira, contra Porto Rico e Estados Unidos, pelas eliminatórias da competição mundial.
- No dia 25, haverá sessão de autógrafos na praça do Bairro Santo Inácio, à tarde.
Como ler
- No lançamento, dia 22 de fevereiro, o livro será distribuído de graça, assim como nas sessões de autógrafos no dia 25. Quem não puder comparecer, pode entrar em contato direto com o autor por e-mail (guilhermemazui@gmail.com) ou no Instagram (@guilhermemazui).
- No dia 23 de fevereiro, Mazui irá doar exemplares para as escolas de Santa Cruz, em uma ação em parceria com a KTO. A entrega será na prefeitura, que apoia o projeto e trabalha para reforçar os vínculos da cidade com o basquete. No mesmo dia, à noite, a Santa Cruz recebe o jogo do Brasil contra Porto Rico, no ginásio Poliesportivo.