Uma menina sorridente, de dois anos e sete meses, roubou a cena na formatura dos 754 novos sargentos da Brigada Militar, em Porto Alegre, no último sábado (14). Fardada, com direito a mini coturnos, boina e até uma identificação especial (veja as fotos acima), a pequena Maitê da Silva Cazarotto foi até a Academia de Polícia Militar acompanhada da mãe, Laís da Silva, para festejar a promoção da avó, Eliane da Silva, ao cargo de 2º sargento da BM.
Maitê e Eliane são "unha e carne". Elas e Laís são de Santo Ângelo, no Noroeste, e constituem o que a policial define como um "trio missioneiro" - unido e forte.
— A Maitê é uma luz na minha vida, assim como a minha filha. Já passamos por momentos difíceis, mas seguimos firmes. Tenho 25 anos de Brigada Militar e esse momento foi um dos mais emocionantes que já vivi — conta a sargento Eliane.
Desde muito cedo, Maitê aprendeu a bater continência e a respeitar a Brigada Militar - gesto captado com maestria, no sábado, pelo fotógrafo Rodrigo Ziebell. A avó, para ela, é uma heroína. Hoje, Eliane atua no 19º Batalhão de Polícia Militar (19º BPM), na Capital. Ela já trabalhou no 7º Regimento de Polícia Montada, em Santo Ângelo, e no Presídio Central de Porto Alegre. Aos 46 anos, é considerada uma policial exemplar.
Em 2022, iniciou o curso de formação de 670 horas-aula para subir na hierarquia militar, passando de soldado a sargento. Junto dos colegas, concluiu disciplinas como Polícia Ostensiva, Direito Penal e Penal Militar, Análise Criminal, Administração de Logística e Patrimônio e Orçamento. Perdeu a mãe no mesmo ano. Não esmoreceu.
— Não foi fácil, mas me mantive firme — diz Eliane.
Com a conclusão dessas turmas, 2.197 novos sargentos foram formados pela corporação nos últimos três anos. Durante a cerimônia, o comandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli, explicou a importância da função desses policiais no dia a dia.
— Os sargentos fazem a conexão das demandas do comando com as tropas para alcançar metas e resultados que a sociedade espera de nós. Eles são um elo de apoio aos mais de 10 mil soldados. Espero que os formandos inspirem os demais não só por palavras, mas, também, arrastem pelo exemplo — declarou o oficial.
No que depender de Eliane, assim será.