Um dos desafios de quem lidera startups no Rio Grande do Sul é atuar em nível global sem ter de deixar o Estado. Para estancar o êxodo de negócios inovadores com grande potencial de crescimento, o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), em Porto Alegre, criou um projeto chamado Tecnopuc Anywhere, que acaba de lançar sua primeira ação internacional.
Vale olhar a iniciativa com atenção. Trata-se de uma parceria com a Universidade da Califórnia (UCI), nos Estados Unidos, para a criação de uma versão conjunta da Beall and Butterworth Product Design Competition - uma espécie de competição “de cérebros” que integra o programa de empreendedorismo da instituição norte-americana. A ideia é estimular o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para problemas atuais, ultrapassando fronteiras.
A ação vai envolver empreendedores instalados no Tecnopuc, estudantes da PUCRS e alunos da UCI, das áreas de Engenharia e das Ciências da Computação e da Informação. Eles serão divididos em grupos mistos, que receberão mentoria, palestras e workshops até a apresentação final das propostas, em maio de 2023. Quem vencer, será convidado a visitar a instituição parceira para ampliar contatos.
Na prática, segundo Leandro Pompermaier, gestor de relacionamentos e negócios do Tecnopuc, não se trata de uma simples disputa, mas de uma chance de abrir portas para quem empreende no RS. A intenção, com o Tecnopuc Anywhere (que em inglês significa “em qualquer lugar”), é estreitar as relações entre startups locais e investidores e empresas do mercado internacional, seja onde for.
— É uma oportunidade promissora e um primeiro passo para trilhar o caminho do desenvolvimento de negócios globais sem precisar sair do RS. Nosso objetivo maior é esse: facilitar as conexões com grandes centros, em especial nos EUA, para gerar riqueza e renda aqui — destaca Pompermaier.
O Tecnopuc
É considerado um dos mais importantes ambientes de inovação da América Latina, com 199 organizações parceiras, 6,2 mil pessoas envolvidas e apoio a mais de 300 startups.
Em qualquer lugar
Com o Tecnopuc Anywhere - que recebeu investimento de R$ 15 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao governo federal -, a intenção é criar ambientes imersivos, espaços de interação presencial e remota e uma nova plataforma digital, partindo do seguinte pressuposto: para empreender, já não importa mais onde você está, mas as relações e as conexões que consegue estabelecer.