Depois de mais de uma década de jornalismo, Félix Zucco decidiu que era hora de tentar algo novo. Aos 35 anos, trocou a câmera fotográfica - com a qual registrou milhares de imagens ao longo da carreira - por um balcão. Mas não se trata de qualquer balcão.
Em um tradicional ponto na esquina da Rua dos Andradas com a General Portinho, Zucco acaba de abrir as portas da Síndico Torra e Café - uma cafeteria cheia de personalidade, que chega para reforçar o movimento de renovação do Centro Histórico de Porto Alegre.
— Decidi transformar um antigo hobby, algo que sempre gostei, em negócio. Desde o início, queria um grande balcão para receber as pessoas, inspirado na estética dos botecos clássicos, estilo rodoviária, com a cara do Brasil — conta o ex-fotógrafo de ZH, que cuidou dos mínimos detalhes, da escolha do local (onde no passado funcionava um bar estilo "pé sujo") até a concepção visual.
O nome do empreendimento, claro, é um tributo ao cantor Tim Maia, que ressoa nas caixas de som do lugar junto de outros ícones da MPB, ligados principalmente à black music, ao soul e ao samba-rock. Mas as estrelas, ali, são outras: as sacas de café, ainda verde, cujos grãos são torrados e moídos no local, para deleite da clientela.
A primeira leva vem de duas fazendas com produção especial no interior dos Estados de São Paulo e do Espírito Santo. O resultado, acredite, é uma bebida naturalmente adocicada, de primeira linha. Se a vontade apertar, já sabe: chama o síndico!