Enquanto o mundo debate soluções globais para a emergência ambiental na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP27), no Egito, Porto Alegre se prepara para sediar dois grandes eventos sobre o tema. Vale olhar com atenção.
A programação - totalmente gratuita - começa com a 6ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que se inicia nesta quinta-feira (17) e vai até sábado no prédio 9 da PUCRS. Na sequência, no dia 23, o Ministério Público do Estado (MP-RS) vai receber o 3º Fórum Internacional de Mudanças Climáticas da Economia de Baixo Carbono, do Instituto Latino-Americano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Ilades).
O primeiro encontro, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), terá um timaço de especialistas em áreas como recursos hídricos, resíduos, energia verde, mobilidade, prevenção a desastres, planejamento urbano, geologia e direito ambiental.
O objetivo é pensar a Porto Alegre de 2050, com a formulação de diretrizes para futuras políticas públicas municipais - no bolo, entram, por exemplo, temas como neutralização dos gases do efeito estufa e redução de danos com estiagens e tempestades.
— Queremos ouvir a sociedade e chegar a propostas práticas que possam de fato ajudar a cidade — diz Ângela Molin, coordenadora jurídica da Smamus e presidente do Comam.
O segundo evento, no auditório do MP-RS, na Capital, vai reunir experiências bem-sucedidas relacionadas ao mercado de carbono (uma área em expansão, cheia de oportunidades de negócios) e à definição de metas para reduzir as emissões poluentes.
— Vamos reunir pessoas que realmente dominam o assunto e voltar o olhar para a bioeconomia — resume o advogado Marcino Fernandes Rodrigues Junior, presidente do fórum e do instituto responsável.
Anota aí
Ambos os eventos têm entrada franca. No caso da 6ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, basta se inscrever no link tinyurl.com/inscricaoCMMA. Para participar do 3º Fórum Internacional de Mudanças Climáticas da Economia de Baixo Carbono, a orientação é enviar e-mail para 3forumclima@gmail.com.