Um projeto estratégico do Pacto Alegre - movimento criado para transformar o principal centro urbano do Rio Grande do Sul em referência de inovação e qualidade de vida - terá um novo capítulo. Nos dias 29 e 30 de novembro, a Capital receberá o 1° Congresso Porto Alegre Cidade Educadora.
O mais interessante do evento é a forma como os organizadores decidiram apresentar ações em curso na área da educação, que, aliás, vai muito além do ensino formal. São seis rotas com diferentes percursos, criadas para destacar experiências inspiradoras.
Um dos roteiros mais concorridos é a Rota da Inovação (com vagas já esgotadas), que levará os inscritos “pela mão” para verem de perto o trabalho desenvolvido em três espaços criativos na Capital: Instituto Caldeira, Nau e Tecnopuc.
Há ainda a Rota das Comunidades, com foco na Vila Planetário, nas ilhas, na Lomba do Pinheiro e no Morro da Cruz. Lá, serão apresentados relatos e histórias de vida de quem mora e desenvolve iniciativas que fazem a diferença na periferia.
As demais trilhas envolvem o protagonismo estudantil (com visitas a escolas públicas e privadas), a mobilidade humana (incluindo uma amostra do funcionamento do Complexo de Sinalização Viária), quatro museus locais e os territórios negros da cidade.
— O objetivo é sair da teoria e vivenciar na prática o que vem sendo feito, para despertar o sentimento de pertencimento e multiplicar as boas ideias — diz Cátia Lara Martins, diretora da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, uma das articuladoras da ação.
O evento é fruto de um amplo movimento, do qual fazem parte a prefeitura (responsável pela coordenação), universidades, sociedade civil organizada e todas as forças que compõem o Pacto Alegre.
O selo
Em março deste ano, a Capital voltou a integrar a Associação Internacional das Cidades Educadoras, que surgiu em 1994 em Barcelona, na Espanha, e reúne mais de 500 municípios de 36 países em torno da causa. No passado, Porto Alegre foi uma das primeiras a aderir no Brasil, mas havia sido desligada por falta de engajamento.
O evento
O 1° Congresso Porto Alegre Cidade Educadora: Cidade de Paz e Oportunidade ocorre nos dias 29 e 30, com abertura na Universidade Federal de Ciências e Saúde (UFCSPA) e encerramento na Unisinos, na Capital. As inscrições são gratuitas, pela plataforma Sympla (basta clicar neste link aqui). Ali também estão os detalhes sobre as rotas.