Responsável pela assistência médica e hospitalar de 992 mil pessoas no Rio Grande do Sul, o IPE Saúde está perto de zerar o passivo acima do prazo contratual (de 60 dias) com prestadores de serviços. Até algum tempo atrás, essa perspectiva era pouco provável.
Pela primeira vez no ano, os pagamentos estão com atraso máximo de 30 dias além do permitido. Como a coluna já adiantou, essa dívida, que até maio era de R$ 650 milhões, hoje é de R$ 200 milhões.
Ainda que o problema não esteja resolvido, nesta semana, o instituto fará um novo aporte extra no plano, de R$ 50 milhões e, no dia 7, um depósito ordinário de R$ 100 milhões. Com isso, ao longo de novembro, o saldo devedor terá nova queda.
— Apesar das dificuldades, implantamos melhorias significativas, não apenas do ponto de vista econômico, mas também da assistência à saúde. O déficit mensal já foi, em média, de R$ 40 milhões. Hoje é de R$ 30 milhões — diz o presidente do instituto, Bruno Jatene.
Ex-chefe do Tesouro Estadual, Jatene chegou ao comando do órgão em março de 2022 com a missão de dar sustentabilidade financeira à autarquia, que atende principalmente a servidores do Estado, dependentes e pensionistas. Entre as medidas em curso, há uma, em especial, que pode acelerar a resolução das pendências, a partir da negociação de antigos passivos de poderes e órgãos do Estado com o IPE.
Na semana passada, o Executivo pagou R$ 187 milhões devidos. Agora, Jatene planeja fazer um apelo às demais instituições.
— Estou confiante que podemos avançar. Se der certo, teremos condições de virar o ano sem atrasos superiores ao prazo contratual nos pagamentos. Seria algo inédito — diz o gestor.
Outras ações, na área assistencial
Nova central
Além das ações voltadas ao reequilíbrio econômico-financeiro da autarquia, o IPE Saúde ganhou uma nova central de atendimento telefônico, reduzindo de 34 minutos para até quatro minutos, em média, o tempo de espera, além de ampliar em mais que o dobro as chamadas atendidas.
Presencial
Com o Programa Facilitadores, em parceria com as prefeituras, hoje há postos de atendimento presencial em todas as regiões, com 54 unidades, que se somam a outros quatro postos em operação do Tudo Fácil, em Rio Grande, Lajeado, Caxias do Sul e Porto Alegre.
Digital
No primeiro semestre deste ano, foram prestados 141.679 atendimentos digitais pelo site, número 30,74% maior do que o registrado em todo o período de 2021, quando foram realizadas 108.361 interações dessa forma.