A jornalista Raíssa de Avila colabora com a colunista Juliana Bublitz, titular deste espaço
Com mais de 200 objetos em exposição, a cidade de Caçapava do Sul recebe a Mostra Caçapava de Chuteiras, na Casa de Cultura Juarez Teixeira (CCJT). Os itens do acervo - camisetas, troféus, medalhas, flâmulas, faixas e fotografias - foram reunidos com apoio da comunidade, através das redes sociais.
Um dos destaques é a homenagem ao atleta Luís Carlos Melo Lopes, o Caçapava, ídolo do Internacional na década de 1970 e falecido aos 61 anos, em 2016. Cópias de fotografias e documentos relacionados ao jogador foram emprestadas pela família do craque e pelo Arquivo Histórico do Internacional, com apoio do consulado do clube na cidade.
A exposição lembra ainda de outro jogador caçapavano, Sérgio do Amaral Meirelles, que também ficou conhecido como pelo nome da cidade. Ele começou sua carreira profissional em Santana do Livramento, passou pelo Brasil de Pelotas e foi para o Grêmio, onde foi hexacampeão gaúcho. Encerrou a carreira após mais quatro temporadas no Xavante e faleceu em 1995.
Se engana, porém, quem acha que só Gre-Nal tem vez na exposição. Times da cidade, como Caçapava e Aymoré (que disputavam o clássico Caré) e os peleadores da segundona local como Floriano, Gaúcho, Corinthians e Camaquã também estão no acervo.
Para saber mais sobre a exposição, que vai até o dia 18 de dezembro, siga a Casa de Cultura no Instagram (@ccjteixeira). O local segue aceitando materiais da comunidade para incluir na exposição. O acervo retorna às famílias ao final da mostra.