Não é só o Tribunal de Justiça do Estado que usa Inteligência Artificial (IA) para agilizar serviços burocráticos. O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), com sede em Porto Alegre, é destaque na área e está entre os finalistas do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial, com o projeto Automatiza TRT.
Trata-se de uma plataforma de robôs que desempenham tarefas auxiliares nas áreas judiciária e administrativa. São 20 sistemas, que, segundo estimativa da Corte, já automatizaram tarefas equivalentes, em média, ao trabalho mensal de 23 servidores, com “economia” de 17 milhões de cliques.
Entre os 20 robôs que integram o projeto, destacam-se Gael e Paco. Gael é um gerenciador de alvarás eletrônicos. Ele certifica os documentos nos autos dos processos, intima os advogados e registra pagamentos no sistema. Já Paco é um publicador de acórdãos (decisões finais). Ele automatiza a publicação no mesmo dia em que os documentos são assinados pelos desembargadores relatores, agilizando os trâmites.
O Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial é promovido pelo Congresso de Direito, Tecnologia e Inovação para o Ecossistema de Justiça (Expojud). A votação é popular. Para participar, basta se cadastrar em expojud2022.elejaonline.com até 23 de outubro. A votação ocorrerá nos dias 24 e 25 de outubro, no mesmo link do cadastro.