A jornalista Raíssa de Avila colabora com a colunista Juliana Bublitz, titular deste espaço
A Vineria1976, bar de vinhos localizado em Porto Alegre, promove todo mês degustações em turmas, com diferentes rótulos. Esse mês, quem quiser aprender mais sobre vinhos - em especial, espumantes e vinhos rosés - estará doando diretamente o IMAMA-RS. O valor integral dos ingressos das aulas do dia 26 e 28 de outubro, ministradas pela sommeliére Débora Kellermann, será destinado à instituição, por conta do Outubro Rosa.
A sócia do bar, Priscila Ortiz conversou com a coluna sobre a iniciativa:
Como aprender mais sobre rótulos pode ajudar na hora de comprar e consumir vinhos?
Priscila: Os rótulos são parte primordial na composição de um vinho e, muitas vezes, o fator de decisão de compra daquela garrafa. Mas o rótulo não é somente bonito. Informações técnicas como região, país, uva, graduação alcoólica, método de elaboração, dicas do enólogo, entre outros, vão fornecer embasamento para a decisão. Ou seja, com duas ou três referências predefinidas, a compra se torna mais fácil.
Como funcionam as degustações? Para além de experimentar o sabor, o que se pode aprender com ela?
P: Uma taça de vinho tem muita história. O vinho naturalmente explora e divulga o seu território; de onde veio; como suas uvas se expressam; como e por que foi elaborado, etc. Então, em uma degustação se aprende muito além do vinho. Também cabe sempre pesquisar um pouco mais pra se criar essa bagagem de conhecimento. Seja na nossa wine class ou em outra degustação, são fornecidas mais de uma taça para justamente explorar e comparar dois ou mais vinhos e identificar aromas, sabores e até memórias afetivas.
As confrarias geralmente acabam criando uma relação de amizade entre os alunos. Como o vinho ajuda a criar essas conexões?
P: O vinho vem ganhando espaço na vida das pessoas como hobbie, e, por isso, consumidores procuram cursos, aulas, degustações, matérias para conhecer um pouco mais sobre o vasto mundo das uvas. Nosso mote é "A melhor rede social é uma mesa rodeada de amigos bebendo vinho", pois acreditamos que vinho é uma bebida agregadora que proporciona confraternização, reencontro, momentos à dois e celebração - e isso gera conexão.
Quais as principais características dos vinhos rosés? Com o que harmonizam?
P: Os vinhos rosés vêm conquistando bastante apreciadores por sua leveza, frescor e sabor frutado. Assim como os tintos, existem vinhos rosés mais leves e frescos, e também os mais encorpados, que torna a categoria bastante versátil. Inclusive, os vinhos rosé são feitos de uvas tintas, porém a casca tem contato muito rápido com o suco de uva (mosto), deixando-o rosado. Ou seja, um rosé atende ao consumidor que gostaria de um vinho com pouco mais de corpo que um Branco, ou que quer um vinho com menos estrutura de um Tinto. Em termos de harmonização, é um tipo de vinho ideal para carnes brancas como frango sem molho, peixes, frutos do mar, e até mesmo sushis e sashimis.
Para participar das aulas e ajudar o IMAMA-RS, acesse o site: https://gzh.rs/3gFxDbr