Você sabia que é possível “treinar” a votação antes do dia da eleição, como se estivesse diante da urna eletrônica? É uma boa pedida para quem quer se preparar para o pleito.
A Justiça Eleitoral está disponibilizando uma espécie de simulador virtual para que qualquer pessoa possa praticar e ver como será a ordem dos votos. Basta acessar o site tse.jus.br/hotsites/simulador-de-votacao.
Lá, o usuário deve, inicialmente, escolher o item "eleições gerais - votando no 1º turno". Depois, ele é questionado se "deseja ativar as instruções por áudio" (basta clicar "sim" ou "não"). Aí a simulação tem início.
Primeiro, vem o voto a deputado(a) federal, como será no domingo (2). Como é um teste fictício, os partidos e candidatos são inventados. É preciso, então, escolher um deles, conforme o quadro que aparece na tela.
Exemplo: "partido dos ritmos musicais". Na sequência, aparecem quatro "candidatos": sertanejo, reggae, música clássica e ópera, com os respectivos números. Basta escolher um deles, digitar na urna e clicar em "confirma". E assim por diante, passando por deputado(a) estadual, senador(a), governador(a) e presidente da República.