Presente em quase todo o país e conhecida pelo fruto único, chamado popularmente de “orelha de macaco” por suas características peculiares, a Timbaúva é a “árvore do mês” da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre - um projeto criado para valorizar a flora local.
Com um crescimento rápido e volumoso, essa bela planta pode atingir até 35 metros de altura (semelhante a um prédio de cerca de 10 andares). Nos meses mais quentes, a copa garante sombra. No período de frio, as folhas caem e dão lugar às famosas “orelhas", que, para alguns, também se parecem com pequenos "rins".
Os frutos se espalham pelos galhos e pelo chão e, em certas regiões, são usados para fazer sabão. Motivo: possuem uma substância chamada "saponina", capaz de produzir espuma.
Por conta das raízes superficiais, que se expandem inclusive por cima da terra, o plantio em calçadas e próximo a construções não é recomendado. Apesar disso, a Timbaúva é comum no paisagismo de parques e praças, justamente pela beleza e pelo papel que exerce no meio ambiente - em especial, para os pássaros.