Na tentativa de conscientizar motoristas sobre o uso correto das vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com deficiência e para idosos, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre lançou uma campanha diferente. Quem deixa o carro no lugar errado, está recebendo uma "multa moral".
É isso mesmo. Não se trata de cobrar dinheiro, mas de "cobrar boas atitudes". A ideia é alertar os infratores de forma educativa.
O cartão com a “multa” é deixado por profissionais da instituição nos vidros dos veículos parados onde não devem. Isso ocorre sempre que os motoristas em questão não integram os grupos para os quais as vagas são destinadas ou quando não têm as credenciais exigidas por lei.
Além de fazer refletir sobre a atitude, a peça explica o que é preciso fazer para solicitar o credenciamento junto à prefeitura (no caso de quem tem direito), com QR-code e tudo.
De acordo com a diretora de Operações da Santa Casa, Gisele Nader Bastos, a iniciativa é um compromisso assumido a partir de relatos sobre o uso inadequado do espaço.
— Ouvir as necessidades trazidas pelos nossos próprios pacientes é o primeiro passo para que consigamos proporcionar a melhor experiência dentro da instituição, um trabalho contínuo centrado no cuidado com o paciente e sua família — diz Gisele.
Como forma de fazer a iniciativa alcançar outros espaços, o hospital decidiu disponibilizar o arquivo com a “multa moral” para que possa ser utilizado por outras instituições. O objetivo é ampliar a corrente de conscientização sobre o tema. Para acessar, basta clicar neste link.