O Instituto de Cardiologia do RS (IC) completa 30 anos de atendimento a casos de infarto agudo do miocárdio, com uma técnica chamada angioplastia primária - tratamento endovascular (em veias e artérias) que restabelece o fluxo sanguíneo.
Desde então, a instituição oferece plantão 24 horas, sete dias por semana, para pacientes do SUS e de planos de saúde. Nos últimos 10 anos, mais de 5,5 mil pessoas foram beneficiadas.
O diferencial da angioplastia, segundo Alexandre Schaan de Quadros, chefe do Serviço de Hemodinâmica, é a taxa de sucesso, estimada em 95%. O IC foi pioneiro nesse tipo de serviço no Estado.
Criado em 1966 com o objetivo de desenvolver o ensino, aprimorar a assistência médica, incentivar estudos e pesquisas e promover o avanço do conhecimento e da assistência médica em cardiologia, o IC é reconhecido, hoje, nacional e internacionalmente pela excelência do trabalho que desenvolve. O instituto também administra outros cinco hospitais que formam uma rede articulada, de grande importância assistencial no cenário gaúcho.