Primeira mulher leiloeira rural do Brasil, a porto-alegrense Patrícia Cáceres Gonçalves está prestes a protagonizar um novo feito, dessa vez na Expointer, em Esteio. Nesta quinta-feira (1º), a partir das 19h, ela será pioneira ao conduzir a comercialização de búfalos na pista B do Parque de Exposições Assis Brasil. Será a primeira vez que um leilão terá comando feminino nas 45 edições da feira.
Patrícia aprendeu o ofício com o pai, Pedro Paulo Gonçalves, fundador da Guará Remates e vítima de covid em dezembro de 2020. Desde pequena, ela acompanhou Gonçalves na lida da fazenda, em Rosário do Sul, e nos leilões de animais.
— Terei a honra de ser, mais uma vez, uma precursora, para orgulho do meu pai, que certamente vai estar me acompanhando. Ele sempre foi meu grande incentivador. Será um momento de emoção. Estou muito feliz e tenho certeza de que ele também — diz Patrícia.
A profissional estreou aos 18 anos, no fim da década de 1980, e seguiu na atividade por cerca de 10 anos, até que decidiu dar uma pausa na carreira e se especializar em outra área - a da oratória. Tornou-se fonoaudióloga e passou a ajudar pessoas com dificuldade de expressão, em especial mulheres, muitas vezes receosas de se expor - como leiloeira, ela própria teve de superar desafios e aprender a transpor o medo.
Após a partida do pai, Patrícia sentiu a necessidade de voltar aos remates. Retomou a atividade em 2021, no leilão virtual da 1ª Feira do Terneiro Búfalo da Fronteira Oeste.
Agora, veio o convite para estar na Expointer. O leilão será transmitido pelo canal da Parceria Leilões no YouTube, com apoio de entidades como a Associação Sulina de Criadores de Búfalos, liderada por Desireé Hastenpflug Möller, e o Sindicato dos Leiloeiros Rurais e Empresas de Leilão Rural do RS (Sindiler-RS), presidido por Fábio Crespo.