Costumo dizer que as ideias simples são, em muitos casos, as melhores. Uma iniciativa da prefeitura de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, me chamou a atenção exatamente por isso - e pelo potencial de multiplicação.
Veja só: para aproximar a Biblioteca Municipal da comunidade, a equipe da Secretaria de Cultura decidiu, com apoio do prefeito Ronnie Mello, montar uma banca na calçada em frente à instituição, junto à praça central. Lá, todos os domingos, ocorre uma feirinha com produtores locais.
A exemplo de verduras e legumes, livros foram dispostos em cestos e caixas de madeira (veja na foto acima). Assim, surgiu a simpática Quitanda Literária, uma forma despretensiosa de fisgar leitores aos domingos de manhã. Funcionou.
Na primeira edição, no último final de semana, foram emprestados 25 títulos - de Harry Potter a Conde de Monte Cristo.
— Recebemos desde crianças de 4, 5 anos até idosos que tinham acabado de sair na missa das 10h — conta Maiza Pereira Jacques, supervisora de Cultura no município.
Até ali, nenhuma das pessoas que retiraram obras tinham ficha na biblioteca, que tem um acervo de cerca de 35 mil exemplares e acesso gratuito. Já pensou se isso se espalha?