A jornalista Raíssa de Avila colabora com a colunista Juliana Bublitz, titular deste espaço
Instituído em dezembro de 2021, o programa Todo Jovem na Escola, que realiza o pagamento de um auxílio de R$ 150 mensais para alunos de baixa renda que cursam o Ensino Médio na rede estadual, tinha como meta diminuir a evasão escolar, principalmente após o fechamento das escolas por conta da pandemia de coronavírus.
À época, a previsão era de que 79,7 mil estudantes entre 15 e 21 anos recebessem o valor, creditado mensalmente no cartão Cidadão da família. Dados da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) apontam que, desde o início do programa, em média 67 mil jovens gaúchos estão recebendo os pagamentos.
O número de contemplados varia devido aos critérios da iniciativa. Caso o estudante não tenha 80% de frequência nas aulas, o recurso deixa de ser pago. Quando o aluno retoma a frequência, o benefício volta a ser depositado.
Apesar de ainda não ser possível avaliar se a evasão escolar diminuiu com o pagamento da bolsa, o sistema Informatização da Secretaria da Educação (ISE) registrou um aumento do número de estudantes de Ensino Médio nas escolas públicas do Estado. Em 2021, 250 mil alunos estavam matriculados. Já esse ano, são 296 mil.
A previsão é de que a iniciativa, que integra o Programa Avançar na Educação, perdure até dezembro deste ano. Para o pagamento, o governo do Estado reservou R$ 180 milhões.