Adotado por moradores e comerciantes do centro histórico de Porto Alegre, o vira-lata Alemão, querido de todos, partiu desse mundo. Com traços de pastor alemão e porte elegante, o cão passou seus últimos anos aos cuidados do bairro, onde foi acolhido e amado. Era praticamente uma celebridade.
A história de afeto entre Alemão e a vizinhança da Rua Coronel Fernando Machado foi retratada em 2016, em GZH, pela repórter Jéssica Weber. Há cerca de nove meses, o cão foi atropelado e, a partir daí, nunca mais se recuperou.
— Ele teve de passar por cirurgia para colocar platina na pata. Ficou muito para baixo, porque gostava de caminhar livremente por aí, visitar todo mundo. Nos juntamos aqui no bairro para garantir que ele ficasse bem e recebesse tratamento, mas ele não conseguiu sair daquela situação, infelizmente — lamenta um morador do bairro.
Uma vizinha próxima, igualmente apaixonada por Alemão, conta que ele piorou no último dia 25.
— Ele ficou bem mal, aí foi levado na Barão do Amazonas (em uma clínica veterinária), que tem uma equipe maravilhosa, mas já era tarde. Ele estava com uma pneumonia instalada e isso dificultou os exames necessários para excluir o quadro de doença neurológica. Ele lutou bastante até ontem (26), mas não resistiu. Toda a comunidade estava ajudando com os gastos. Estamos muito tristes — ressalta ela.
Assim que a notícia da morte se espalhou, Alemão se tornou alvo de postagens públicas de despedida e agradecimento no Facebook.