Iniciada em 29 novembro de 2021, a obra estampada na empena do prédio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), em Porto Alegre, está concluída - e chama atenção pela beleza e delicadeza.
O desenho destaca uma planta nativa do Sul — a Justicia gendarussa, conhecida como quebra-demanda e muito usada nas religiões de matriz africana — que viceja entre os braços de uma figura feminina negra.
Pintado por dois muralistas de renome internacional, a suíça Mona Caron e o paulistano Mauro Neri, o grafite de 65 metros de altura por 15 metros de largura foi custeado por mais de 130 entidades, incluindo empresas, sindicatos, instituições e pessoas físicas, com apoio do poder público.
Uma curiosidade: foram mais de 100 litros de tinta (isso mesmo!), fornecidos pela Tintas Renner by PPG. A iniciativa integrou o Projeto de Incentivo à Arte Urbana, desenvolvido pela ONG Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus).
Porto Alegre está caminhando para se tornar referência em arte urbana, e isso é bom demais. Além da empena do Daer, nos últimos meses, outros projetos do tipo ganharam as ruas da Capital, com belos trabalhos no Centro Histórico.