Já meio agoniado pela falta de espaço e tanta coisa acontecendo, decidi fazer a coluna de hoje com notas curtas. Livros e álbuns mencionados poderão ser comentados oportunamente.
DEPOIS do livro Viver É Melhor que Sonhar, de Chris Fuscaldo e Marcelo Bortoloti, lançado em abril, vêm aí dois discos de cantoras dedicados a Belchior – que morreu em 2017 e que em outubro próximo faria 75 anos. Em julho, sai Sandra Pera em Belchior. E em setembro vem completo Depois Daquele Álbum, de Ana Cañas, com alguns singles já rodando.
FORMADO pelas pianistas e cantoras Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco, o Duo GisBranco acaba de lançar o álbum Pássaros, só com canções de Chico César. Seis são poemas dele musicados por elas, mais três já conhecidas e uma inédita com participação do próprio paraibano.
NOVO livro do jornalista e produtor musical gaúcho Márcio Grings, Quando o Som Bate no Peito será lançado em 11 de junho. São 34 resenhas de grandes shows assistidos por ele em mais de 20 anos — de Bob Dylan e Paul McCartney a Rolling Stones, Eric Clapton, Queen, Roger Waters...
HÁ UM TEMPÃO sem gravar, o ótimo Claudio Levitan lança em 11 de junho, nas plataformas digitais, o surpreendente Só a Canção, com Fernando Corona ao piano e direção musical de Fernando Pezão. Entre músicas como Canção Ban-Aid e Milonga Sem Fim, tem três em inglês e uma em alemão!
JÁ ESTÁ disponível nas plataformas digitais o álbum Irmãos Lora, primeiro registro dos manos paulistas Douglas (violão 7 cordas) e Alexandre (handpan, instrumento de origem suíça desenvolvido no início dos anos 2000). Eles são excepcionais instrumentistas. Sai pelo selo AudioPorto.
O INCANSÁVEL saxofonista, flautista e arranjador Mauro Senise, com quarteto, faz nesta sexta-feira (28) às 21h a live de lançamento do álbum Ilusão à Toa, versões instrumentais de músicas de Johnny Alf. No YouTube do Blue Note Rio.
Antena
H.O.J.E, de Délia Fischer
Destacada pianista de formação erudita e jazzística, a carioca Délia também gosta de cantar. E bem. É o que faz neste belo álbum, acompanhando-se ao piano. Um roteiro de luxo: In My Life (Lennon/McCarttney), O Amor É o Meu País (Ivan Lins), Hoje (Taiguara), Meu Mundo e Nada Mais (Guilherme Arantes), Jóga (Bjork), A Página do Relâmpago Elétrico (Beto Guedes/ Ronaldo Bastos) Nascente (Flávio Venturini), a inédita Blues de Acabar, dela e Márcio Moreira, com participação especial de Ney Matogrosso. Disponível nas plataformas digitais.
SINTONIA, de John Mueller
O cantor, compositor e violonista catarinense escolheu para acompanhá-lo, neste DVD, “apenas” o superviolonista Mazin Silva. Montaram o estúdio numa sala da histórica Casa Gertrude Hering, em Blumenau, um de frente pro outro, e o resultado é muito bom. As músicas vão rolando e Mueller fala sobre elas, muitas histórias.
Tem vários sambas, dele e parceiros (especialmente Gregory Haertel), aí você vê que um “alemão” manja disso. Também tem canções de ares folk e letras sempre fortes, com amor e humor, sem esquecer a questão social. Nas plataformas digitais.