Com a retomada das operações do aeroporto Salgado Filho, os usuários do aeromóvel da Trensurb ficam ainda mais na expectativa para a retomada do serviço de deslocamento entre o trem e o terminal de embarque e desembarque de voos. E a notícia não é boa.
O aeromóvel deverá entrar em operação entre abril e junho do ano que vem. A estimativa anterior projetava a retomada em dezembro. As obras devem iniciar só em janeiro.
A enchente atingiu o sistema, que precisará ser reconstruído. Será necessário realizar um investimento de R$ 38 milhões. A Aerom, empresa que detém a patente do aeromóvel, já foi acionada para realizar as obras necessárias.
— Houve uma perda total de todos os equipamentos mecânicos, elétricos e eletrônicos do sistema, que ficavam na altura do solo, junto às estações do trem e do aeroporto. A Aerom já está projetando os novos equipamentos — informa o diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia.
Uma empresa será contratada para construir novos prédios, que terão dois metros de altura. Neles serão instalados os equipamentos, que substituirão os atingidos pela enchente.
Integrado ao sistema do trensurb, o aeromóvel faz viagens até o aeroporto Salgado Filho. A falta de circulação de passageiros do trem no entorno da estação motivou uma ação criminosa. O maior dos dois veículos - o A-200 - foi pichado por vândalos em julho.
Estações na Capital
A Trensurb também reforçou que segue buscando reabrir as estações São Pedro, Rodoviária e Mercado em 24 de dezembro. A licitação que irá religar subestações de energia da empresa está em andamento.