No próximo dia 20, o trem vai voltar a passar pela estação Aeroporto do Trensurb. Integrado ao sistema, o aeromóvel que faz viagens até o Salgado Filho, permanecerá desligado.
O sistema foi afetado pela enchente. Segundo avaliação da Trensurb, o prejuízo é de R$ 38 milhões. Houve dano nos painéis de controle e propulsores de ar que ficam instalados no térreo da estação, inundada com a chuva de maio.
Focada em trazer primeiro os trens de volta a Porto Alegre, a Trensurb informa que a recuperação do aeromóvel está entre as próximas ações. A expectativa da empresa é poder retomar as viagens até o aeroporto em dezembro.
A falta de circulação de passageiros do trem no entorno da estação motivou uma ação criminosa. O maior dos dois veículos - o A-200 - foi pichado por vândalos em julho.
Veículo recuperado
O A-200 estava estragado desde julho de 2017. O veículo voltou a funcionar em 2023. A Trensurb investiu R$ 2,29 milhões na sua recuperação.
O A-200 passou por uma atualização da tecnologia, reparo nos componentes de freios e houve reforço no sistema de portas. O veículo - com capacidade para 300 passageiros - também recebeu nova pintura na parte externa e interna, além dos assentos - que receberam as cores azul e amarela - e foram trocados pisos e janelas.