Um mês depois de ter sido instalado, o novo radar meteorológico do Rio Grande do Sul já está fornecendo dados. De acordo com o chefe da Casa Militar, coronel Luciano Boeira, o equipamento já subsidiou alertas enviados pela Defesa Civil na semana passada.
O radar foi instalado no Morro da Polícia, em Porto Alegre. O terreno é de propriedade da Secretaria Estadual de Segurança Pública. O local é provisório, já que o destino original é Montenegro, mas a região está sendo reavaliada.
— Ele segue num processo de calibração, mas os resultados já nos deixam muito entusiasmados — destaca Boeira.
O radar tem uma cobertura de 150km de raio a partir do local de instalação. No Morro da Polícia, ele deverá permanecer até três meses. O prazo dependerá da confirmação se o equipamento poderá ser instalado em Montenegro.
Como no Morro São João, a estrada se mostrou inviável para levar o radar até o ponto de instalação, o governo analisa outras áreas do município. Em agosto, um guindaste caiu quando subia até o local escolhido.
No estudo sobre a escolha do local, Porto Alegre foi uma das três melhores opções - junto com Montenegro e Dois Irmãos -, mas parte do radar iria monitorar o oceano. Por causa disso, essa opção acabou sendo afastada já que, em Montenegro, a região dos Vales seria melhor observada.
Alertas antecipados
A Climatempo será responsável por emitir boletins de previsão e alertas antecipados de eventos meteorológicos de curto prazo (de seis a 12 horas) e curtíssimo prazo (até três horas). Os moradores cadastrados no SMS 40.199 receberão estas informações.