Trechos das obras que estão em andamento no Vale do Sinos, na BR-116, e em Pantano Grande, na BR-290, serão liberados para uso nos próximos dias. E o presidente Lula poderá vir novamente ao Rio Grande do Sul para participar da cerimônia destas inaugurações parciais.
O assunto vem sendo tratado entre o ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, e representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
- Está em análise a possibilidade dele vir. Mas não está fechado. Estamos vendo - destacou Pimenta.
BR-290
Na BR-290, será liberado um trecho de 13,5 quilômetros em Pantano Grande. Ela estava prevista para ocorrer em abril, mas foi adiada.
A obra prevê a duplicação de 115 quilômetros, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande. Com a nova liberação, 13% de todo o trecho já estará concluído.
A duplicação foi iniciada em 2014. Havia previsão de que a construção fosse concluída até outubro de 2017. Somente a partir de 2023 a obra voltou a ganhar mais verba.
BR-116
Na BR-116, é aguardada a liberação das novas alças do viaduto da BR-116 com a RS-240. Essa entrega acaba com a necessidade de cruzamento entre os veículos no local que gerava grande congestionamento.
Mas a lentidão na região só estará totalmente resolvida quando as pontes sobre o Rio dos Sinos forem liberadas totalmente para uso. A entrega é aguardada para setembro.