Os três corredores de acessos construídos em Porto Alegre serão demolidos em breve pela prefeitura. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) só espera o recuo do Guaíba para iniciar os serviços.
Por ser de menor extensão, o primeiro a será desmontado será o asfaltamento construído no Largo Vespasiano Júlio Veppo. A próxima demolição ocorrerá na Avenida Assis Brasil.
- Estamos olhando as previsões do tempo e buscando o menor impacto no trânsito para saber quando vamos retirá-los. O plano nós já temos. Estamos avaliando se vamos fazer (a demolição) à noite ou durante o final de semana - destaca o secretário André Flores.
A obra deverá ser realizada sem que seja necessário bloquear o trânsito. O objetivo é que, até domingo, estes dois corredores já tenham sido retirados.
O último, e mais complexo, é o corredor que liga a Avenida Castello Branco com o Túnel da Conceição, no sentido interior-Capital. A desmontagem é prevista para ocorrer até dia 17.
Outro aspecto que está sendo avaliado é que os caminhões que vão retirar as pedras e asfaltos, atualmente, estão sendo usados para a limpeza da cidade. A intenção é que essa demolição não impacte no recolhimento dos móveis que estão sendo descartados pela população.
Durante a construção do primeiro corredor, sem contar com a ampliação que ele recebeu, a prefeitura contabilizou o uso de 80 máquinas durante 31 horas ininterruptas. Para permitir que mais veículos pudessem utilizá-lo, dias depois, a pista foi duplicada.
Passarela
A passarela que liga os dois lados da Rua da Conceição será reconstruída. Ela foi demolida para permitir a passagem de caminhões. A prefeitura está desenvolvendo um projeto e irá requisitar recursos do governo federal para tirar a obra do papel.
Dificilmente antes de 2025, a nova travessia será inaugurada. Quando a obra ocorrer, a prefeitura deverá corrigir um problema de quando ela foi construída. A passarela tinha uma angulação que não permitia que cadeirantes pudessem usá-la.