A volta das viagens do catamarã, entre Porto Alegre e Guaíba, será definida até quinta-feira (20). Até lá, a Catsul, empresa que administra as viagens terá uma avaliação melhor sobre a retomada das operações.
A principal preocupação está relacionada com a chuva que está prevista para este fim de semana no Guaíba e nos seus afluentes. A Defesa Civil do Estado emitiu alerta sinalizando que, até terça-feira (18), alguns municípios podem registrar volumes próximos dos 150 milímetros de chuva.
A Catsul informa que o retorno do serviço só ocorrerá após a garantia de condições de segurança e conforto para os passageiros.
— Vamos ter mais clareza nesse momento do nível do rio depois da chuvarada do final de semana — informa o gerente de operações do setor hidroviário do grupo Ouro e Prata, engenheiro João Pedro dos Santos Wolf.
Enquanto a retomada das viagens não ocorre, a Catsul segue trabalhando na reforma das estações, que foram atingidas pela enchente de maio. Dos três terminais, o do Cais Mauá, em Porto Alegre, e o de Guaíba, foram totalmente destruídos.
Quando as portas forem reabertas, os passageiros ainda poderão encontrar instalações provisórias até que toda a reconstrução seja finalizada. O serviço do catamarã está suspenso há 45 dias. O Catamarã transporta 1,6 mil pessoas por dia, em média.