A prefeitura de Porto Alegre não está conseguindo saber qual o nível do Guaíba. A última informação que foi disponibilizada é das 5h15 da manhã de sexta-feira (3). Na ocasião, a região do Cais Mauá atingiu 4m31cm de elevação, a partir de uma informação da Sala de Situação do Estado.
Projeções indicam que nível do Guaíba pode alcançar 5 metros nesta sexta-feira. Inclusive, uma análise preliminar aponta que ele já deva estar em 4m50cm.
O site da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que faz esse monitoramento, apresentou problema na noite de quinta-feira (2). Na ocasião, a régua instalada nos armazéns marcava 3m68cm.
O sistema ficou fora por quase uma hora e, quando retornou, o nível marcava 2m73cm, que não refletia o que está ocorrendo. A informação preliminar do governo do Estado é que a estação do Cais Mauá foi deslocada pela correnteza. Os dados que estão sendo divulgados pelo site não estão sendo levados em consideração até que uma avaliação seja feita sobre o posicionamento a régua.
Em setembro do ano passado, a prefeitura e governo do Estado também ficaram sem ter os dados da ANA. Na ocasião, um possível ataque hacker tirou site do ar. Na ocasião, a medição precisou ser feita de forma manual.