Depois de cinco anos de tratativas e negociações, o Grêmio decidiu não mais usar a área ao lado do Centro de Treinamentos (CT) Luiz Carvalho, na zona norte de Porto Alegre. O terreno, de aproximadamente 10 hectares, seria usado para ampliar a estrutura do clube.
De acordo com a direção do Tricolor, a prefeitura não conseguiu garantir que a área seria entregue desocupada, descontaminada e sem entraves jurídicos. A administração municipal havia se comprometido em realizar o reassentamento de 52 famílias que ocupam irregularmente a Vila Deprec. Também faria uma recuperação ambiental da região, entre outras intervenções.
O terreno é do governo do Estado e está apto para doação desde dezembro de 2019. A prefeitura receberia a área e cederia ao Grêmio. Caberia ao Tricolor repassar 60% do terreno que tem no bairro Cristal para a administração municipal.
A troca foi proposta pela prefeitura, que busca ocupar ainda mais a orla do Guaíba. O Grêmio atendeu ao pedido, mas optou por não consolidar a mudança por falta de garantias.
A administração municipal informa que mantém o diálogo com o Grêmio, "buscando uma solução definitiva que seja de interesse comum do Município e do clube".
Quando isso ocorrer, o Grêmio manterá 40% da área do Cristal, que será revitalizada. Uma quantidade semelhante de crianças continuará realizando atividades no local, com novas instalações, podendo funcionar tanto durante o dia quanto à noite.
Em julho do ano passado, um parecer da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) informou à Portos RS que estava desistindo de receber o terreno. Porém, em novembro, o prefeito Sebastião Melo desautorizou a decisão e manteve a intenção de receber a área.
Na ocasião, o presidente do Tricolor, Alberto Guerra sustentava que essa permuta era a única possibilidade de o Tricolor ampliar o seu CT e igualar a estrutura do futebol profissional com a dos principais clubes do Brasil.
Bairro Farrapos
Na área ao lado do CT Luiz Carvalho, o clube gaúcho planejou construir a "Escola de Futebol", para acolher crianças de cinco a 15 anos. O local teria sete gramados, arquibancada, iluminação para jogos à noite e vestiários.
Troca
Em 2019, o então prefeito Nelson Marchezan anunciou que pretendia usar o dinheiro de uma contrapartida da Multiplan na revitalização do trecho da orla onde estão as escolinhas do Grêmio, no Cristal. A administradora do BarraShoppingSul irá construir até 19 torres residenciais junto ao centro de compras, o que resultaria numa contrapartida de R$ 80 milhões a R$ 100 milhões na região.