Aconteceu de novo. Moradores do condomínio Jardim Paraíso, na Restinga, acionaram a prefeitura. O motivo: a caixa d'água coletiva, de 30 metros de altura, corre o risco de cair.
Esse é o mesmo caso de outras três vezes ocorridas na região de 12 condomínios desde novembro do ano passado.
O terreno na Rua Rudy Osmar Auler é privado, mas os moradores são pessoas de baixa renda. Eles não dispõem dos recursos para fazer a remoção do reservatório.
A Defesa Civil de Porto Alegre foi acionada para ir ao local nesta terça-feira (16). Na inspeção deverá ser confeccionado um laudo condenando a estrutura.
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) já foi avisada da necessidade de se fazer a retirada da caixa d'água. O procedimento deverá ser realizado no início da próxima semana.
Também em 2020
Em 2020, 240 moradores do Condomínio Jardim Paraíso, precisaram deixar suas casas pelo mesmo motivo. Na época, a Caixa Econômica Federal, a construtora Dalmás, responsável pela obra, e a Defesa Civil avaliaram a caixa-d'água e decidiram solicitar um parecer do fabricante do reservatório.
Procurada pela reportagem, a Dalmás informou que o caso de 2020 resultou em processo judicial que transitou em julgado. Na sentença, o magistrado e o perito judicial apontaram que a responsabilidade não seria da construtora e que a causa do problema seria a falta de manutenção pelos beneficiários e pelo condomínio.