A Defesa Civil orientou moradores de um condomínio do bairro Restinga, em Porto Alegre, a deixar preventivamente os apartamentos por risco de queda de uma caixa d'água. A estrutura, que está vazia e desativada, começou a balançar nesta quinta-feira (2), quando ventos de até 60 km/h atingiram a Capital.
Desde quinta, há previsão de formação de um ciclone extratropical sobre a Região Sul do Brasil. A Defesa Civil estadual emitiu, durante a tarde, um alerta para risco e transtornos associados aos ventos. De acordo com o órgão, havia possibilidade de rajadas de até 90 km/h.
Moradores do condomínio ficaram assustados com o movimento da caixa d'água, e alguns gravaram vídeos que mostram a estrutura balançando e rangendo (veja acima). O Corpo de Bombeiros e a prefeitura foram acionados, e o local foi isolado. Técnicos de vistoria da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre devem voltar ao local para vistoriá-lo nesta sexta-feira.
— A situação estava bem crítica. Essa caixa estava balançando inteira, e dava para ver os ferros dela rangendo. Nossa preocupação era que ela fosse cair a qualquer momento, era a impressão que a gente tinha. Deixou a gente bem nervoso. Alguns moradores saíram, pelo medo. Com o passar da noite, foi só piorando — conta o morador João Paulo dos Santos Pereira, que gravou vídeos do momento.
Orientados a sair de casa
A Defesa Civil recomendou que os moradores saíssem dos apartamentos e buscassem abrigo em casas de parentes ou amigos até pelo menos a próxima segunda-feira (6). Nem todos saíram, por não ter para onde ir.
— Eu não tenho como sair de casa. Meus parentes moram longe, então tenho que ficar aqui. Estou em risco — diz João.
De acordo com a Defesa Civil, a responsabilidade de manutenção da estrutura é do condomínio, já que a caixa d'água é de propriedade da empresa responsável. São cerca de 40 apartamentos no condomínio, divididos em dois prédios. A caixa de água fica no meio dos prédios.